Licenciamento 2020: Valor, Consulta, Tabela, Detran

Sabemos que todos os anos temos uma série de pagamentos para realizar e o licenciamento 2020 é um deles. Foi pensando em quem ainda tem dúvidas sobre o assunto, que reunimos as informações mais importantes sobre o assunto, para que você não tenha dúvidas sobre o licenciamento 2020. Então continue lendo e fique por dentro!

Licenciamento 2020

Licenciamento 2020

Como funciona Licenciamento?

Todos os cidadãos brasileiros estão cientes de que, quem portar algum veículo em seu nome, tem uma série de taxas obrigatórias para pagar. Sendo assim, o que é o licenciamento?

O Registro e Licenciamento de Veículo, muito conhecido apenas pelo segundo nome, é uma das documentações necessárias para a circulação legal dos veículos na rua. Assim como o IPVA e DPVAT, é cobrado uma taxa a respeito deste documento todos os anos.

✓ Confira mais informações sobre o Licenciamento:

É necessário está sempre atento para o licenciamento 2020, pois sem ele, você poderá receber uma série de problemas.

Esse documento é o que lhe trás a garantia de estar apto a dirigir. Por isso é necessário que sua renovação seja feita todos os anos.


O que acompanha o Licenciamento 2020

Como seu pagamento também pode ser efetuado no início do ano, junto com ele também estão outras taxas obrigatórias bastante conhecidas que acompanham o licenciamento 2020, que são:

  • IPVA: sigla para o imposto sobre a propriedade dos veículos automotores, sua taxa pode sofrer variações entre os estados e categorias dos veículos, bem como também sofrer reajustes anualmente;
  • DPVAT: é o seguro obrigatório que todo portador de veículo deverá ter, pois ele garante a cobertura  dos envolvidos em caso de acidentes no trânsito.

É  necessário realizar o pagamento dos itens que citamos para você acima, pois é assim que ficará disponível o valor da sua taxa de expedição para obter o licenciamento. Quando esse valor, que fica sempre em torno de R$100 por portador, for quitado, você estará apto para circular com seu automóvel.


O que acontece caso o Licenciamento 2020 não seja pago?

Como falamos sobre sua importância anterior, a falta do licenciamento 2020 poderá lhe acarretar uma série de problemas.

E isso vai além de se encontrar impedido de utilizar seu automóvel de forma legal.

✓ Veja o que fazer no caso de licenciamento vencido 2020

Sabendo de sua importância, antecipe seus planejamentos para realizar o pagamento do seu licenciamento.  Caso contrário você poderá:

  • Perder a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação ou ganhar pontos;
  • Ter o seu veículo apreendido de forma temporária ou permanente;
  • Ser gerado multas e juros altíssimos sobre o valor inicial destinado ao seu automóvel.

Não arrisque, se planeja com antecedência, porque o licenciamento é fundamental para está sempre com o motorista.


Como fazer consulta online do Licenciamento 2020

A verdade é que temos uma forma bem prática de ter acesso a nossa taxa, sem burocracias ou dificuldades. Então, saiba como fazer consulta online do Licenciamento 2020 de forma simples sem precisar sair de casa.

Como é da responsabilidade do Detran sua emissão, é pelo site do departamento que você consegue está realizando sua consulta.

É nela que você encontrar as informações mais importantes a respeito do seu veículo, como novidades do licenciamento.

LICENCIAMENTO 2020

Como falamos que esse valor poderá sofrer variações entre os estados, você deverá sempre ficar atento ao Detran do seu estado.

E para que você não tenha medo de realizar sua consulta, confira a seguir um passo a passo de como você pode está realizando essa ação. Escolhemos o estado do Distrito Federal para tomarmos como exemplo, veja:

  • Acesse o site oficial do Detran do Distrito Federal, clicando aqui;

LICENCIAMENTO 2020

  • Localizado no menu direito, selecione a opção ‘Consultar Veículos’;
  • Na próxima janela, preencha corretamente os campos que solicitam a placa do veículo e o seu Renavam 2020;
  • E encerre o procedimento clicando em ‘Consultar’.

Seguindo as seguintes instruções corretamente, os dados que aparecerão para você, serão referente ao veículo que você pesquisou e o seu licenciamento 2020 está incluso nele.


Renovação do Licenciamento 2020

Por ser uma documentação de pagamento anual, é necessário está sempre a procura da renovação do licenciamento 2020.

Pois mesmo que você tenha quitado de forma correta a sua taxa referente ao ano passado, ela não valerá para o ano atual.

E para que você consiga efetuar o seu pagamento sem nenhuma complicação, você não poderá ter multas acumuladas.

Portanto, se você ainda precisa quitar algum valor, faça o quanto antes, pois isso implicará no impedimento da obtenção do seu licenciamento.


Tabela atualizada do Licenciamento 2020

É necessário ficar sempre atento a tabela do Licenciamento 2020Pois é por ela que você saberá quais as datas limites para você está fazendo o seu pagamento. É importante também que você sempre consulte as tabelas atualizadas por causa das atualizações nos valores.

Como é sempre definida pelo Detran o licenciamento referente a cada estado, sempre haverá variação, como falamos.

Então, confira a seguir algumas tabelas já definas para esse novo ano e as tenha como base:

Tabela de licenciamento de Mina Gerais:

Minas Gerais
Final da Placa Vencimento
1, 2, 3 Junho
4, 5, 6, Julho
7, 8, 9, 0 Agosto

Tabela de licenciamento do Rio Grande do Sul:

Rio Grande do Sul
Final da Placa Vencimento
1, 2, 3 Abril
4, 5, 6, Maio
7, 8, Junho
9, 0 Julho

Tabela de licenciamento do Distrito Federal:

Distrito Federal
Final da Placa Vencimento
1, 2, Setembro
3, 4, 5, Outubro
7, 8, Novembro
9, 0 Dezembro


Boleto do licenciamento 2020

Não podemos negar que a quitação desse débito pode ser mais simples que imaginamos. Para isso, é necessário apenas está como seu boleto do licenciamento 2020.

Não podemos negar que saber efetuar a consulta online no site do Detran, estará nos ajudando em muitas coisas!

Quando então estiver com ele em mãos, basta apenas  se dirigir a um dos locais autorizados para esse pagamento e quitá-lo de forma bem rápida.

Sendo assim, verifique qual dos bancos será mais viável para você e compareça com antecedência. São eles:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal ou Casas lotéricas;
  • Itaú;
  • Santander.

Emissão de 2 via do Licenciamento

Se por algum motivo chegar a data limite para realizar o seu pagamento e você não estiver com o seu boleto em mãos, não é preciso se assustar.

Você pode está realizando uma solicitação da emissão de 2 via do Licenciamento também pelo site do Detran do seu estado. Fazendo isso, você terá um prazo estabelecido de três dias para está quitando o débito desse documento ao qual você gerou.

Lembrando também, que se você efetuar o pagamento do seu licenciamento junto com o IPVA, você poderá está recebendo descontos de até 5% sobre o seu valor. Não esqueça, aproveite esse desconto!


Recebimento do Licenciamento 2020

Assim que você estiver feito o seu pagamento, após alguns dias quando for identificado, você terá enfim o recebimento do licenciamento 2020 vias Correios.

Para isso, confira bem os detalhes do endereço que você inseriu no seu cadastro, para que não haja extravios e futuras complicações.

O prazo para que você esteja com o seu documento em mãos, está dentro de uma faixa de 10 dias úteis. Por isso não perca tempo, efetue seu pagamento o quanto antes! Isso evitará a chegada do seu novo licenciamento dias após a validade do anterior.


Licenciamento 2020 atrasado

Como já lhe informamos as possíveis penalidades para quem não esteja em dia, saiba o que fazer com o seu licenciamento 2020 atrasado.

De forma simples, você poderá está realizando uma nova emissão de boleto da forma que lhe ensinamos. Pois com o valor estipulado para o pagamento dentro do prazo, você não conseguirá realizar a quitação do seu débito.

É necessário que você esteja com o boleto atualizado do licenciamento 2020. Isso quer dizer que,  sobre esse valor, será acrescentado às taxas das multas e juros referente aos dias em que você passou sem pagá-lo.


Busque o Licenciamento por estado!


Detran 2020

Se mesmo depois de está por dentro de todas essas informações que lhe passamos, ainda lhe restar dúvidas sobre o licenciamento, procure o Detran do seu estado. Lá eles poderão lhe passar informações específicas do seu estado.

E no caso de novidades sobre o assunto, nós estaremos lhe mantendo ainda mais atualizado com novas informações.


Registro de licenciamento digital 2020

Segundo o site de notícias G1, é possível ter acesso à versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O documento fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também traz a CNH Digital, e dispensa a necessidade de andar com a versão em papel.

Confira alguns dos estados que possuem o licenciamento digital:

  • Goiás
  • Alagoas
  • Rondônia
  • Rio Grande do Sul
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Entre outros.

Passo a passo para obter a CNH e o CRLV Digital

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 12

Licenciamento 2020: Valor, Consulta, Tabela, Detran

Leave a Reply